Switch 2: Cartuchos continuarão com gosto amargo, diz Nintendo
Nintendo confirma: cartuchos do Switch 2 terão gosto ruim novamente
Quando o Nintendo Switch original foi lançado, algo inusitado chamou a atenção da internet: os cartuchos do console tinham um gosto extremamente ruim. A curiosidade de um usuário que decidiu lamber um desses cartuchos acabou viralizando e, desde então, o assunto virou uma espécie de piada recorrente entre os fãs da marca. Agora, com a chegada do sucessor do console o Nintendo Switch 2, a Nintendo confirmou que essa “tradição” continuará.
Medida de segurança para crianças e animais
Takuhiro Dohta, diretor de desenvolvimento do Switch 2, revelou que a empresa continuará aplicando o composto amargo nos cartuchos do novo console. A decisão é parte de uma estratégia de segurança para evitar que crianças pequenas ou animais de estimação coloquem os cartuchos na boca ou os engulam acidentalmente.
“Não queremos que ninguém corra o risco de consumo indesejado. De fato, fizemos com que, se entrar na sua boca, você cuspa”, afirmou Dohta.
Além disso, o executivo comentou, em tom bem-humorado, que chegou a lamber um cartucho durante o desenvolvimento do primeiro Switch. No entanto, ele afirmou que nunca mais repetiu a experiência — e, inclusive, não recomenda que ninguém tente fazer o mesmo.
Bitrex: o composto por trás do gosto amargo
O responsável pelo sabor desagradável dos cartuchos é o benzoato de denatônio, mais conhecido como Bitrex. Trata-se de um dos compostos mais amargos do mundo, amplamente utilizado como agente repelente. Além de aplicações em eletrônicos, o Bitrex também é utilizado em plantações para evitar que animais consumam as culturas, e até mesmo em produtos de limpeza e cosméticos para prevenir ingestão acidental.
Curiosidade com propósito
Embora o gosto ruim tenha se tornado um meme na época do lançamento do Switch, a Nintendo reforça que a intenção é puramente preventiva. Pode parecer curioso — ou até engraçado — mas essa pequena camada de proteção tem um propósito muito sério: manter os jogadores, especialmente os mais jovens, seguros.